terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

100. Ismael (24) - Como Günter Freitag se vai tornar fundamental na trama



Günter Freitag nunca imaginou como aquele dia foi importante para a humanidade. Esta frase cabia bem no início de um de um livro de Edgar Wallace ou de Patricia Highsmith mas tenho de reconhecer, sem falsas modéstias que fui eu que a inventei. A verdade é que exagerei quando referi humanidade pois se Günter Freitag teve alguma influência foi nesta novela pretensiosamente intitulada como blog-livro que não tem, nem poderia ter, um desfecho imediato pois se o tivesse seria deveras prematuro. Günter Freitag nunca imaginou como aquele dia foi importante para as famílias Baruch da parte da mãe e ben-Avraham, da parte do pai, enquanto para ele, ao contrário da importância que o autor tenta fazer crer que o dia teve, foi um malfadado dia em que, numa estância alpina, apanhou uma bebedeira de caixão à cova, passe a agoirenta expressão popular, pois só canecas de litro de cerveja virou oito e shots de zuckerrohrschnaps, importada diretamente da ilha da Madeira, nem se contam. Günter Freitag nunca imaginou, pois para isso não teve tempo, como aquele dia foi importante para as histórias que o Constantino aqui conta, quando caiu em coma alcoólico, em plena viagem de comboio no seu regresso a Viena e do qual nunca mais se levantou. Sozinho e com o casaco de Herr Ismael ben-Avraham vestido, cuja troca no bengaleiro só foi possível devido à tremenda buba, foi Günter Freitag enviado para uma vala comum, acompanhado por um par de skis, duas varetas, uns óculos de plástico e um par de botas de lona, que era assim que naquele tempo se tratavam os judeus. Alguém se abotoou com a mochila pois não consta do relatório das SS. Até ao final da guerra, o jovem médico judeu, agora com uma identidade que lhe iria dar um jeitão do caneco, conseguiu emprego num posto da Cruz Vermelha nos Alpes austríacos, a tratar de pernas e clavículas partidas, quando não eram canas do nariz. O jovem médico Günter Freitag só viria a recuperar a sua antiga identidade em 1951 quando, com a ajuda do seu tio Ishmail Baruch, da parte da mãe, ingressou na Mossad, criada dois anos antes pela república da estrela do Rei David. Nesse mesmo ano, ambos são enviados para Portugal onde, de contrabando, era fácil ao, de novo, Ismael ben-Avraham comprar os seus charutos cubanos. Pensa-se que terá sido no Hospital dos Capuchos que exerceu medicina mas tal médico não consta dos registos daquela instituição. Naquele dia, tão importante para os dois judeus, Günter Freitag, entrou nesta história e assim desapareceu. Tal como em 1943, numa pequena aldeia alpina, tinha desaparecido um cordão fino de ouro, do pescoço de uma velhinha criadora de coelhos, com uma medalha em forma de coração, de abrir em duas partes. Por detrás da fotografia de uma Nossa Senhora, encerrada na medalha, um número, um único número. Pois esta medalha, que entra hoje na história, não irá desaparecer tão cedo.

Isabella Vicentini saiu feliz naquela noite fresca de Abril. A revista em cena no Parque Mayer estava a ter uma grande aceitação do público, as casas cheias sucediam-se o que justificava as suas vinte e sete semanas em cartaz. Como era habitual, foi no Riba de Oiro que jantou, a frugalidade costumeira, uma chamuça picante, uma sandes de ovo mexido com salsicha de lata e uma imperial tendo depois descido a Avenida da Liberdade, debaixo de uma luz ténue dos candeeiros a petróleo e de um céu de quarto minguante. Nos Restauradores, os bêbados do dia-a-dia, recolhidos do frio nos portões da Estação do Rossio, já fechada. Quando chegou à Rua dos Correeiros, um medo sem explicação, para quem fazia diariamente o mesmo percurso, bateu-lhe no peito e arrepiou-lhe a espinha. Ela que era bailarina e ágil, capaz de se esconder por detrás de um pau de fósforo antes que lhe notassem a presença ou de correr cem metros antes que fosse dado o tiro de partida, pressagiando fosse o que fosse, ia com medo. Mal entrou em casa, fechou rapidamente a porta, deu duas voltas à fechadura, apertou contra o peito uma medalha em forma de coração, que lhe pendia de um fino fio de ouro e rezou à sua Madonna. Uma misteriosa senhora de Trás-os-Montes ouviu nessa noite passos estranhos no andar de cima. Jurava terem sido passos de um coxo.


18 comentários:

  1. Ora bem... depois de tanto tempo ausente tenho que recuperar as aventuras do Ismael desde o início. A tarefa vai ser árdua e requer tempo mas, depois de completar as visitas aos amigos da bloga, cá estarei a recuperar as memórias.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amigo Carlos, obrigado pelo seu interesse mas se for lendo daqui em diante ainda via muito a tempo. Um abraço.

      Eliminar
  2. Nem desta vez consigo testar se é a escrita do mestre ou o tinto o que me dá a volta à cabeça e, de cada vez que abro os olhos, é mais um personagem que aparece... Olho, e onde estava um passam a estar dois... ou a minha razão atina ou volto para a tasca do Alto Pina...

    Ups, a Isabella veio reanimar a trama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tantos assim, Rogério. ls principais são sempre os mesmos, os outros são entrada por saída.

      Eliminar
  3. Isto de apanhar bubas e depois apanhar o comboio dá sempre mau resultado! :)

    Mas pronto, o que é mau resultado para um pode não ser para o outro!

    Agora resta-nos esperar para ver como é que a medalhinha viajou das regiões alpinas até à rua dos Correeiros... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que ainda se vai saber se entretanto eu não perder o fio à meada.

      Eliminar
  4. Aguardo pelo desenrolar "da medalha"...mas Günter Freitag era médico e ou escritor? Ou este personagem é primo dele?

    Epá...tu tens que acabar com algumas canãooooooo perco-me:):):)

    Adorei:)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Günter era um esquiador, mas esquece-o que ele já se finou...

      Eliminar
  5. Hoje quando ouço dizer que um alemão se vai tornar fundamental... até estremeço!!

    ResponderEliminar
  6. O tipo teve muita sorte, pois se fosse em Portugal apanhava a buba e ficava a curti-la na estação, pois haveria greve dos comboios. Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tanto assim Rafeiro. Era mais provável que só tivesse assistência médica a 120 kms de distância ou então para lá da fronteira.

      Eliminar
  7. Esta trama está cada vez mais tramada, Constantino!

    Já me perdi nesses labirintos, não reconheço vivalma ( nem mortalma) e sem beber nunhum desses tais shots de zuckerrohrschnaps (tive que ir lá acima copiar isto) sinto a cabeça à roda.

    Coitada da Isabella (esta conheço).
    Definhou tanto que já se esconde atrás dum pau de fósforo. ( ser personagem nesta estória não é fácil)

    Encontramo-nos na tasca, OK?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bailarina que é bailarina tem de ser jeitosinha quando não parece um papo-seco rodopiante. Quanto aos personagem não são tantos assim. mas de vez em quando dá jeito ir apresentando um amigo.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Fizeste-me rir com vontade!
      Tu podes divertir-te à grande ao escrever este pseudolivro - como lhe chamas - mas, acredita, também me tens divertido imenso!
      Bem-hajas, por isso.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
  8. Também eu, desci e subi por demais a linda Avenida da Liberdade, mas isso foi em 2009, e os candeeiros a petróleo, já haviam dado (há muito), lugar aos postes de eletricidade...
    :))

    Amigo, mas que trama! Me pegou sem escapatória, pois admiro demais o modo que você escreve.

    Volto depois pra saber que número é esse que está escrito por detrás da imagem da Nossa Senhora, encerrada na medalha.

    Se por acaso eu me perder por aí (escondida por detrás de um palito de fósforo), é só me chamar que eu venho correndo, okey?
    Em hipótese alguma quero perder os próximos capítulos!

    Um grande abraço, e tenha um lindo e feliz final de semana.

    Cid@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa medalhinha ainda vai dar que falar. Quem sabe esse não seja o número que abre o cofre?

      Eliminar
  9. Eu tenho que fazer urgente um curso de línguas, a minha tá muito dura para pronunciar esses nomes germânicos aí ("alemanzados"), terei que começar do 'bêabá', quem sabe assim eu me aproprio mais da história do Ismael e seus co-protagonistas...

    ;)

    ResponderEliminar