domingo, 26 de junho de 2011

45. Uma história verdadeira (?)


Foi por causa daquela tabuleta que dizia que ali paravam caçadores, pescadores e outros mentirosos que ele deixou de ir comer a sua bifana e beber a sua imperial àquela tasca da Baixa. Ora essa, ele caçador não era, mas a pesca era a sua paixão. E sem tirar nem pôr, as histórias que ele contava de pesca eram todas verdadeiras. Mentiroso, ele? Era o que mais faltava, era ter de aturar desaforos e ainda pagar por isso. Pagar sim, porque nem a bifana, nem a imperial eram de borla. Mentiroso, ele? Era o que faltava.

Lembrou-se exatamente da tasca e da pesca um dia destes em que passeava na mesma rua onde dantes comia aquela bifana bem ensopada na carcaça, frita em molho de margarina, mostarda e cerveja e que ele, depois, já com a febra no pão, ainda inundava de condimento de mostarda saída do frasco de plástico bojudo e amarelo. Lembrou-se do dia em que embarcou com o cunhado e o Zeca alentejano, no barquinho deste último mas, inadvertidamente, não tomaram, nem ele nem o cunhado, o habitual comprimido para o enjoo. Quando o dia nasceu, os iscos e o material preparado, a temperatura amena, a brisa matinal a beijar a pele e, mal tinha acabado de iscar o primeiro anzol, já estava a vomitar o pequeno almoço, borda fora. Depois foi arrear a cana, encostar a cabeça em algo fixo, esticar as pernas e fechar os olhos. Só lhe passou o almareado já as três da tarde ameaçavam aproximar-se dos relógios. O Zeca alentejano seguia à risca o ditado de que quem vai ao mar avia-se em terra, continuou a sua pescaria, para ele não havia ali dois tipos mais enjoados do que uma pescada do alto e, quando voltaram a terra, dividiram o custo do combustível e dos iscos por três, pois claro, se não pescaram foi porque não quiseram. Ora essa!

Como as palavras são como as cerejas soi a dizer-vos que não era nada disto que eu vos queria contar. Embora ele me tenha contado histórias de pesca, todas verdadeiras, a que vos trago hoje é  a da vez em que ele foi à pesca de safios para a muralha da velha e já extinta fábrica de tijolo. Com aquelas águas, claras e pequenas, só se começava a ter êxito quando o Sol descia no horizonte para ir descansar de mais um dia cumprido. Naquelas condições só pescavam pequenos chamilros, dos que muitos fazem um quilo ou, como ele costumava dizer, fritinhos e com arroz de tomate davam para uma casa de família. Pois naquele dia a cana deu um forte sinal, ele correu a pegar-lhe, sentiu novo esticão, o peixe estava filado e quando começou a puxar apercebeu-se, de repente, que o peixe se tinha safado. Não! Calma. Ainda não. O peixe estava lá e cada vez mais pesado. Não poderia ser, com certeza, um chamilro. Aquilo era um safio a sério. Aquilo era um congro. O pior era se a cana partisse. Mas o pai, ao lado dele, dava-lhe todo o apoio do mundo e até o ajudaria a puxar a linha se a cana não aguentasse. Depois de toda aquela bravia e abnegada luta ele conseguiu, finalmente, pescar um tijolo. E isto é verdade porque esta ele não me contou, a esta eu assisti com os meus próprios olhos. Ele, bom ele, nunca mais voltou àquela tasca para comer bifanas.

Texto e foto do autor. Todos os direitos reservados.

22 comentários:

  1. MIRIAN MARTIN

    Minha mãe conta que sempre gostou de pescar, assim como meu pai. E um dia foi parar numa casa, num feriado qualquer, e a casa era na beira do rio. Era colocar a vara, nem precisava de isca, e o peixe já era pego e jogado para dentro da cozinha para já ser limpo e frito. E mãe não mente...

    ResponderEliminar
  2. Constantino, com estes dias ausente dos meus hábitos blogueiros e com o tempo sempre pouco para curtir filhos e netos, já sentia saudades das tuas histórias.

    Esta deixou-me um bocado mais almareada do que aquilo que já estava. É que hoje esqueci-me de tomar o meu meio comprimido para a tensão arterial e ainda por cima deixei-os lá ficar.

    Não é que eu seja muito entendida em pescados nem em pescarias muito menos na caça à rola ou à perdiz, mas que há um proverbial exagero nas quantidades e tamanhos relatados pelos adeptos dessas modalidades lá isso há e ainda escapa.
    Agora, ir à pesca e em vez de pescar um chicharro de cinquenta kilos pescar um tijolo, isso não há dono de tasca que aguente, né?

    Conheces aquele ditado "tão mentiroso é o que vai à horta, como o que fica à porta"? E o que são chamilros? Nunca ouvi tal nome.

    Parabéns por mais uma história bem contada e divertida.
    Um abraço

    Janita

    ResponderEliminar
  3. Que estória!
    Já sou seguidora para me certificar que não perco um conto! : )
    Catarina
    Contempladora Ocidental
    (Esqueci-me de usar o Firefox e assim terei que me identificar - vou ja fazer a mudanca!)

    ResponderEliminar
  4. Bem contada essa história de pescador. Não sou muito adepta de pescarias, mas um dia ... estava à beira do rio Taquaraçu desde as 9 da manhã sem que sentisse uma beliscadinha na ísca. De repente, lá pelas quase 16 horas estava sentada sobre uma pedra, com o pensamento nas nuvens, quando senti um a vara balançando e um barulho feito um pato rouco. Começei a gritar de susto e meu irmão correndo pegou a vara e puxou ... O que era? Um mandim-roncador amarelo, dos grandes, tão grande que gastou dois homens para retirá-lo da água. E ele só não escapou pelo fato de eu estar sentada sobre uma pedra à beira rio, pois ao se debater não encontrou sustentação dentro d'água. Acredite! Também fora esse só consegui fisgar piabas ...

    ResponderEliminar
  5. Oi Constantino
    Sempre que venho ler-te acompanha--me uma janelinha pra consultas ao google,hoje me policio porque o nível de acesso me faz ficar por aqui mesmo rs
    Claro que deu pra entender tudinho até porque como todo bom pescador bom caçador e bom mentiroso o conto é sempre de fácil entendimento apesar de passar por cima de palavras como cana,sáfios,congro,tasca,borla,bifana ... rsrs pra bom entendedor é mamão com laranja rsrs
    Estou ficando especialista, enriquecendo meu vocabulário e adorando.
    Suas palavras são como cerejas, sempre .
    Das madurinhas e gostosas rs
    um abraço Constantino
    obrigada

    ResponderEliminar
  6. Hehehe...como sempre, uma história muito bem contada, e que eu gostei demais! :)

    Já pesquei muito nessa vida (pesca de rio, mar, ou lagoa), pois meu marido gosta muito, e eu gosto de acompanhá-lo :)

    Hoje em dia, estamos mais afastados, pois até no Pantanal do Mato Grosso, onde pescávamos à fartura (e olhe que não é mentira de pescadora), da última vez que lá fomos, quase não vimos mais peixes...:(

    Mas uma vez, no rio São Francisco, aqui mesmo em Minas Gerais, achei que tinha pego um peixão, e o que veio na linha foi uma tartaruga... Tadinha da bichinha! Ainda bem que conseguimos, com bastante jeito, tirar o anzol da boquinha dela, e devolvemos depressa para o rio.

    Pescador não mente, Constantino, ele floreia um pouquinho as histórias. Como aquele que dizia que só a foto do peixe que ele havia pescado, já pesava cinco quilos...rsss

    Tudo de bom pra você.

    Abraço,

    Cid@

    ResponderEliminar
  7. Lis vamos ver se eu consigo dar alguns sinónimos :)
    cana de pesca - vara de pesca
    tasca - boteco
    de borla - grátis
    bifana - uma sandes feita com febra (fêvera) de porco frita ou grelhada.
    safio (congro na idade adulta) é um peixe que creio não existir na costa do Brasil pois o seu habitat é na costa oriental atlântica e é muito típico em Portugal pois a sua desova se faz em grande extensão da nossa costa.
    Sempre que eu puder ajudar eu ajudo. Eu amo que venham aqui ler. Beijos.

    ResponderEliminar
  8. Cida, é verdade, às vezes gostamos de florear. Eu nem conto minhas histórias de pesca nem minhas idas no bingo. Afinal a gente sempre fica uma baita de tempo esperando o número e o bingo é na pedra do lado.
    Abraço.
    PS. Amo suas visitas e comentários.

    ResponderEliminar
  9. Janita, um dia o meu avô estava a pesca e pescou um candeeiro aceso e tudo. O tipo a quem ele contou a história tinha acabado de dizer que tinha pescado um safio com 4 metros de comprido. Ele virou-se para o meu avô e disse-lhe:
    - Sr. Augusto isso pode lá ser, o senhor ter pescado um candeeiro aceso.
    O meu avô respondeu-lhe:
    - Tu cortas 3 metros ao teu peixe e eu apago o candeeiro. Pode ser?
    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Anabela Jardim, já foi à net ver o que era o mandi roncador pois era uma espécie que eu desconhecia. Todos os dias eu aprendo com meus comentadores. Muito obrigado pela visita. Um beijo.

    ResponderEliminar
  11. Mirian e sua mãe não indicava ao peixe o caminho da cozinha para ele já ir direto?
    Beijo.

    (os meninos estão bons?)

    ResponderEliminar
  12. HOLA CONSTANTINO!!!

    UNA HERMOSA HISTORIA, PRESENTADA CON ESTILO Y SABIDURÍA PARA HACERNOS VER PAISAJES Y AMBIENTES.

    TE DEJO UN BESO ENORME!!

    PAT

    ResponderEliminar
  13. Constantino...
    Seus contos são incríveis! Obrigada por compartilhá-los conosco.
    Admiro demais a lingua portuguesa. Sua sonoridade, pronuncia e expressões... Obrigada por "traduzir" as palavras de seu conto. Assim, eu também enriqueço meu vocábulário.

    Bjs e uma ótima semana,

    Tânia Camargo

    PS.: O "congrio" ou congro é um peixe conhecido aqui no Brasil, sim. Embora não seja natural de nossa costa. ele é muito comercializado por aqui, assim como o salmão, a truta, o bacalhau também os são.

    ResponderEliminar
  14. Pescar tijolos não é para qualquer um. Se fosse comigo, deixaria lá ficar a chumbada e o anzol.

    Nota: Já pratiquei pesca à cana. Ia muitas vezes para os lados do Guincho.

    ResponderEliminar
  15. Tijolos e candeeiros (mesmo apagados), nunca pesquei, mas os sapatos velhos e os preservativos fizeram esmorecer o meu talento nato para as pescarias. ah ah ah

    ResponderEliminar
  16. Epá, e como é que o tijolo mordeu o isco? :)))

    Pescar não é tão fácil como parece à primeira vista. O meu pai fazia pesca submarina (sem botijas), conseguia pescar dois ou três peixinhos minúsculos, que nem dava para a casa de família, quando muito (e aí já dava) um polvo. À linha, chateou-se após algumas "aventuras" em que nem um minúsculo peixinho conseguia pescar.

    Mas claro que essa de ir à pesca e voltar para casa carregado, é sinal de que se passou pela peixaria, praça ou lota... :D

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  17. Bem... tive que dar uma gargalhada enorme no fim!

    ResponderEliminar
  18. eu sempre ouvi falar que as paredes têm ouvidos, e agora fico sabendo que os tijolos têm boca pra serem fisgados! Que coisa!! Vivendo e aprendendo, né não?!

    abração

    ResponderEliminar
  19. Então por onde é que o menino anda? Já foi de férias e não avisou?
    Desejo que esteja tudo bem consigo e família, especialmente com o netinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá, Constantino!

    Pescar o peixe já frito, ou uma bota da tropa, são coisas que podem acontecer. Agora esta dum tijolo, confesso que não conhecia - mas antes assim que de mãos vazias...

    Abraço amigo.
    Vitor

    ResponderEliminar
  21. Olá Janita,
    Está tudo bem, obrigadinho.
    Ainda não fui de férias mas tenho andado tão ocupado que nem tenho escrito :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Embora goste muito de peixe, mas detesto pescar, só tu me fazias rir...ganda galo, desculpa tijolo:):)

    ResponderEliminar