segunda-feira, 29 de agosto de 2011

61. Prevenido




Assisti, emocionado, ao despiste fatal que culminaria na morte de Airton Senna, tal como, uns anos mais tarde, não menos emocionado, veria as imagens do fatal acidente que levou a princesa Diana do mundo dos vivos. Se disseram algo antes de morrerem desconheço. É provável que Airton, tenho ainda conseguido dizer algo para a box da equipa ou que Diana tenha dado algum grito de desespero quando pressentiu que o carro onde seguia seria levado a embater contra a parede, pelo motorista belga do seu Mercedes topo de gama.

Quem tem a certeza do que se passou com um tio meu já em segundo grau, foi o meu pai e seu sobrinho direito. Esse nosso tio, ainda os automóveis estavam a léguas de terem as performances dos dois malogrados acima referidos e tempos eram que os limites de velocidade eram cumpridos pela generalidade dos automobilistas, já ele gostava de meter o pé no acelerador qual Fangio, em corridas de fórmula 1 transmitidas a preto e branco pela RTP. Pois o nosso tio Anastácio viria a acabar os seus dias, numa curva da estrada, de tal modo inesperada, que morreu sem dizer piu.

Não admira pois, que este medricas que aqui vos escreve, que até a andar de elétrico tremia e chorava de cada vez que era obrigado a entrar num transporte publico, não admira pois, dizia, que o pai dele quando entraram no táxi no Cais do Sodré para os conduzir à Rua Marquês de Ponte Lima onde morava o seu tio António, depois de uma monumental birra de choro no cacilheiro, só se tenha calado quando o pai dele o mandou dizer piu em cada curva das ruas Lisboetas. A admiração do chaufeur de praça só foi possível porque não conhecia a história do tio Anastácio.


22 comentários:

  1. Bom dia.
    Vim começar bem minha semana lendo voce.
    Adorei o texto.
    Linda semana pra nós.
    bjins entre sonhos e delírios

    ResponderEliminar
  2. Homem prevenido, vale por dois.
    Assim de certeza que não morria sem dizer "piu" ahahah.

    ResponderEliminar
  3. Foi bom passar por aqui para ler sua história! Uma boa semana para você!

    ResponderEliminar
  4. Amei! :)) Quem sabe se, contando uma história assim, meus meninos, ao invés de perturbarem dentro do carro, comecem a prestar atenção às curvas e... piu! :)

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu berrava agarrado à minha mãe, cada vez que passava a ponte de Vila Franca, de carroça. Mas como aquela porra é uma recta, bem podia o burro espantar-se e mandar-nos ponte abaixo, que morríamos todos sem dizer "piu" lololol.

    ResponderEliminar
  6. obrigado pela boa gargalhada que me proporcionou. Estou a imaginar a cena e não páro de rir. Piu!

    ResponderEliminar
  7. Olá

    Só mesmo tu, para me fazeres rir.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. La no blog ao comentar, perguntou se
    consegui dormir?
    Não não consegui, levei duas noites pessimas.
    Mas sobrevivi.
    rsrs
    Bjins

    ResponderEliminar
  9. "Piu" nunca disse, mas "Ai Jazus" já disse em várias viagens de táxi...

    ResponderEliminar
  10. Também cheguei a ouvir muitas vezes essa expressão dos meus pais. Agora parece-me que já caiu em desuso.

    ResponderEliminar
  11. Ainda és medricas?
    Eu sou muito cautelosa...

    ResponderEliminar
  12. Um indivíduo pode até ser confundido com o passarinho piu-piu e seu famoso inimigo gato Silvestre.De qualquer modo, o carro eléctrico não dá choque - em princípio...

    cptos

    ResponderEliminar
  13. Ahahahah, assim tinha a certeza que continuava vivo a cada curva... :)))

    Mas uma coisa é certa, os carros estavam longe de atingir as altas velocidades de hoje, mas existiam outros factores que contribuíam para acidentes mortais, nomeadamente o traçado das estradas e a própria mecânica dos automóveis. Para dar 2 exemplos que conheci, o meu avô que residia numa terriola perto de Caneças (depois de reformado), todos os dias passava por uma zona a que chamavam "curva da morte", devido ao elevado número de acidentes que aí ocorreram. Mais, ele era muito cautelosos e raramente ultrapassava os 40 km/h, um dia ia a conduzir e vê uma roda a rolar ao seu lado. Foi sorte ele ir devagar, que a roda era do seu carro... :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Depois de me rir com o piu piu , lembrei-me do meu pai que conduzia uma Zundapp 250 com tal velocidade que as pessoas da aldeia quando ouviam o barulho da moto diziam: Fujam que aí vem ele!!!

    ResponderEliminar
  15. Pelo sim pelo não, assim nunca há o risco de morrer sem dizer piu!!! Sensacional!!!
    (como sempre, estes posts são magníficos, de escrita e humor...!)
    ..............
    Depois de ler este texto preveni cá em casa, quando sentirem que estou a acelerar demais digam «piu» que eu abrando logo!

    ResponderEliminar
  16. Gargalhei só de imaginar a cena, ai coitado de ti e vê-se coisas na estrada que é de meter medo ao susto e talvez o "piu-piu" ajude não é?

    Falas de dois seres humanos que admirava imenso e Ayrton já morreu há 17 e Diana faz amanhã 14 anos. O tempo não passa...voaaaaaaaa!
    Nem piu devem ter dito, sei apenas que Ayrton levava dentro do carro uma bandeira austríaca, para homenagear o colega Roland Ratzenberger que morreu na véspera durante os treinos livres, precisamente na mesma curva de Tamburello. Foi uma prova com vários acidentes brutais e até envolveu o nosso Pedro Lammy cujos pneus foram ter à bancada ferindo gravemente vários espectadores. Nunca mais vi Fórmula 1!

    ResponderEliminar
  17. PIU!!!...:)

    Hehehehehe!...Realmente, comecei bem a minha sexta feira!

    Sabe, amigo, que eu tenho uma sobrinha, que é também afilhada, e que a gente só se cumprimenta assim? Nem me lembro mais de onde veio essa mania (e acho que nem ela), mas, até nos e-mails, a gente inicia com o tal do "Piu!!!"...rs

    Agora, só me resta ensinar para a netinha, pois como ela viaja muito de carro, e está em uma idade que logo fica entediada, creio que ela vá gostar da brincadeira.
    :)))

    Obrigada por me fazer rir. Sempre é muito bom!

    Te desejo um lindo e feliz final de semana.

    Beijos,

    Cid@

    ResponderEliminar
  18. Antes piar a cada curva, do que ser confrontado com o facto consumado e dizer:
    Tarde piaste. eheheh

    ResponderEliminar
  19. Nunca saímos daqui como entramos, no mínimo rasgamos a boca em risos.

    ;)

    ResponderEliminar