sexta-feira, 12 de abril de 2013

202. D. Micá e as meias pretas da Marta Caracinha.



D. Micá anda a querer fazer surpresa mas todos sabem como sou desbocado e na passada quinta-feira dei com ela, antes do nosso serão começar, com uma viola na mão, uns papéis com uns acordes à frente, uma tablatura de uma conhecida canção espanhola e um stress dos diabos. Mas D. Micá não se atrapalha e quando eu cheguei nem fez questão de disfarçar. Ficamos ali a conversar sobre aprendizagem destes instrumentos de corda, falei-lhe que também eu ando a aprender a tocar cavaquinho e rimos a bom rir quando sugeri que um dia destes, apresentaríamos nos famosos serões da sua casa o duo Constantino e Micá. Ela que não, que ou seria Micá e Constantino ou nada feito até que, como já disse atrás perdemo-nos de riso quando assentamos num nome bem pimba, Tino e Micá, só ficando por decidir quem seriam as bailarinas que nos iriam acompanhar no palco, com aqueles calções curtinhos de mostrar as nádegas por cima de meias de renda, de preferência pretas.

Foi num estado de autêntico delírio, comigo quase a rebolar no chão e a D. Micá com as pinturas todas borradas das lágrimas de tanto rir, que Eduardo Aragão, literalmente, nos caçou.

- Que história é essa da Marta e da Geninha serem bailarinas? – perguntou, intrigado, o Eduardo, sem fazer a mínima ideia do que estávamos a conversar e estranhando nunca ter sabido que as nossas conhecidas, a exótica Marta Caracinha e a viciada em bebidas brancas, a célebre Geninha, seriam bailarinas.
- Não são mas vão ser – respondi, sem bem conseguir disfarçar o riso.
- E que mal tem isso? Parece que estás a gozar um pratinho do qual não estou sequer a sentir a piada – ripostou Eduardo com uma cara de enjoado, enquanto já bem mais tranquila, D. Micá se ausentava para retocar a maquilhagem.
- Vão ser as nossas bailarinas exclusivas, Eduardo! E o mais interessante é que elas nem sequer desconfiam – acrescentei sem sequer ter pensado em descodificar-lhe a situação.
- Eu não te disse que tu só gostas de enigmas? Vais-me contar o que se está a passar aqui ou preferes fazer-me um desenho.

Pedi-lhe que me esperasse um pouco enquanto eu ia ao carro. Rosalina serviu-lhe um whisky e Pedro Rebocho chegou entretanto com Marta Caracinha. O Fagundes também já estava a estacionar o carro dele, a muito custo pois na Lapa não é fácil encontrar lugares vagos à noite e o Mendonça, que hoje trazia uma bengala para o ajudar a subir as escadas (ele disse-nos que era para o ajudar a descer) pois andava bem pior do joelho esquerdo, mazela de que já sofre há tempo, não obteve de Rosalina mais do que desprezo, pois a anafada empregada de D. Micá está muito chocada com o facto de ele a ter andado a enganar. Vá-se lá explicar esta propensão do Dr. Jorge Mendonça para criadas, ele é a Adriana, ele é a Rosalina e só não teve nada com a Eduardinha, sabemos agora, porque ela andava muito mais à caça de uns cobres de que de um par de olhos azuis e o Alfredo, nisso, dava cartas. Aos poucos, os nossos amigos que costumam frequentar o salão de D. Micá iam chegando, não faltaram sequer o senhor Hortênsio, o Faria e a viúva que agora é sua namorada, o Justino Carlos, o Armindo e a Tansinha que estão em Lisboa em negócios, mas que cada vez que cá chegam morrem de saudades do seu Porto, o Julião Guedes, a Efigénia, a Henriqueta e obviamente a nossa, já lhe podemos chamar assim, Geninha. No portão de entrada dei de caras com o otorrinolaringologista Luís Lopes Lacerda e logo de seguida chegou o casal Carlota e Paciência Monteiro. Com tanta gente ilustre ainda ouvi o meu amigo Eduardo pedir desculpas a D. Ermelinda pelo facto de a menina Lucinda não o acompanhar já há várias semanas mas tem andado, segundo ele, com uns problemas nas artroses, sabendo eu que D. Ermelinda sabe perfeitamente que o senhor comandante tem estado desembarcado há mais de dois meses porque a fragata está em doca seca para reparação.

Quando entrei com o meu estojo com o cavaquinho, Eduardo olhou para mim com um esgar cúmplice e dirigindo-se ao piano esperou que eu me preparasse e tocou as primeiras notas de “Laurindinha”. As cordas do cavaquinho vibraram e os corpos de Marta e de Geninha balancearam-se. À Marta Caracinha só lhe faltavam as meias de renda preta. 


8 comentários:

  1. mas, que bela banda! e o corpo de baile? do melhor!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha saudades destes serões e como uma actuação destas merece palmas e eu fico aqui a aplaudir :)

    ResponderEliminar
  3. :)

    sempre tu. Tudo é excepcionalmente levado ao pormenor.
    entre parêntesis ...agora que te conheço cada vez mais, gosto de Ti Prosista

    ResponderEliminar
  4. É sempre um prazer, passar por aqui...
    Beijo.
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Que belo serão musical!
    O duo Tino & Micá vai fazer uns bons cobres agora na época dos casamentos, quando o calor começar a sério...:))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. A D. Micá já parecia aquelas aspirantes a estrelas de Hollywood todas cheias de fricotes a querer o nome delas em primeiro plano.
    Pois eu cá, se fosse a ti, exímio tocador de cavaquinho e demais instrumentos de corda, dava corda nos sapatos e partia para a actuação a solo.
    Ah, mas leva contigo a Caracinha e a Geninha, porque isto de artistas pimbas ou não, sem umas belas moçoilas de calções bem curtinhos e nádegas à mostra, bamboleando-se cheias de requebres, não dá nada. Claro, que as meias pretas seriam essenciais e indispensáveis.

    Vai por mim, Tininho!

    ResponderEliminar
  7. Do que mais gosto é da imaginação e dos detalhes inesperados, mas surpreendo-me sempre com a catrefa de gente que aparece sem avisar, e, claro, que não conheço... e o sempre apetitoso apelo ao sexo para abrilhantar o texto...gente sabida que sabe o que é bom.

    ResponderEliminar