sexta-feira, 30 de março de 2012

118. Ismael (40) - Uma certa pomada



O meu velho amigo Ismael nunca teve um blog. Quando este fenómeno apareceu e conversamos sobre ele, apenas me disse que já estava velho para estas coisas de computador. Para vos falar a verdade, o meu amigo Ismael nem uma máquina de calcular usava. Pegava num molhe de folhas A4, de papel pardo cortava-as em quatro pedaços iguais, fazia-lhes um furo, passava um cordel pelo furo e atava-o. Ali estava o bloco dele, que pendurava num prego por baixo de uma prateleira atrás do balcão, que tanto servia para fazer as contas dos clientes que eram servidos ao balcão como para apontar os fiados. Eu disse ao balcão porque nas mesas ele fazia-as mesmo em cima da tolha de papel. Quando apareceu a moda dos clientes pedirem fatura, ele pegava num bloco de faturas numeradas, para controlo das finanças e escrevia, 2 almoços, um traço longo à frente e na coluna dos valores 87$50. Lê-se oitenta e sete e quinhentos e estou a falar eme escudos,  que era quanto custavam dois almoços na sua tasca em mil novecentos e setenta e cinco, quando a comecei a frequentar, com direito a sopa, prato, um jarrinho de meio litro, sobremesa e café e, se o cliente gostasse, ele oferecia um bagacinho da casa. Às vezes havia um ou outro que pedia um pastel de bacalhau para fazer boca antes da chegada da comida e então o almoço acabava por ficar um pouco mais caro, mas não muito. E porque é que comecei a contar esta história falando em blog, estão com certeza os leitores deste livro a perguntar. Se isto é, primeiro, uma espécie de livro de contos, segundo, uma espécie de livro policial, terceiro, uma espécie de meio para divulgar os contos da Francisca, que morreu em dois mil e três, com oitenta e nove anos, á beira dos noventa, sem nunca ter visto publicado nenhuma das suas criações, mormente o “Conto das ilhas de lá”, obra na qual ela depositava uma grande esperança de vir a tornar-se um best-seller. O narrador destes contos, que é também o escritor desta espécie de livro está em condições de divulgar que Francisca, numa noite de fados num restaurante muito próximo da Quinta do Conde, onde morou quase a vida inteira, recitou três dos seus mais bonitos poemas, um deles intitulado “Se eu fosse uma folha de nenúfar” que um músico famoso lá da terra acabou por musicar e que, sem espanto do narrador, veio a ser canção do genérico de uma série televisiva num canal de cabo.

Na nossa conversa sobre o blog, perguntava-me Ismael Gusmán, se havia alguma coisa que me preocupasse no blog, enquanto provávamos uma pomada de uma produção particular que ele tinha descoberto através dum caixeiro viajante, familiar de um velho frequentador da tasca, que se não falha a memória ao narrador se chama Rogério e comíamos uma posta de bacalhau desfiado numa das mais saborosas punhetas que se comem em tascas portuguesas, cuja receita é simples, a posta de bacalhau desfiada em cru deve ter sido previamente bem demolhada e ser temperada com um tempero simples de alho picado, cebola cortada em meias luas muito finas, azeite virgem extra, de preferência de boa qualidade, vinagre e pimenta branca em pó e depois de bem remexida a mistura, a punheta fica de se lhe tirar o chapéu e, se a pomada for igual àquele tinto que bebemos, não sei se vale a pena continuar a narrativa ou ficar a degustar os derradeiros sabores que ainda resistem nas papilas gustativas. Acompanhamos o nosso petisco com um casqueiro de Mafra, que lhe chegava todos os dias, ainda quentinho pela manhã, numa carrinha branca Ford Transit a bater ponteiras, mas que o Jaquim Saloio cuidava como se fosse a menina dos seus olhos. Ao que eu lhe respondi que efetivamente um blog deve ter leitores para atingir os seus objetivos e que, se os não tiver acaba quase por ser um diário, mas que, em vez do caráter reservado que é apanágio dos diários, permite alguma devassa. Esperto como Ismael era, não concordou em absoluto comigo, dissertou sobre a escrita pública e a escrita privada, deu mesmo o exemplo de um jornal que se publicava numa Freguesia minhota onde morava uma prima dele em terceiro grau e que ele só sabe disso porque foi lá uma vez visitá-la e viu que era com aquele jornal que ela forrava as gavetas e os armários da cozinha. Acrescentou que ela lhe disse, mas que me transmitiu sob reserva pois ele não ficou muito convencido, que às vezes também era lido no barbeiro enquanto os homens esperavam a sua vez para cortar o cabelo. Depois confidenciou-me que isso tinha sido antes de na última página eles terem passado a inserir uma fotografia de mulher em trajes mínimos e além das palavras cruzadas terem também uma secção de anedotas. Essa conversa com ele veio-me à cabeça um dia destes quando fui ver o contador de visita deste blog. E fiquei a pensar se vocês gostam ou não das minhas fotos ou se devo começar a investir em lingerie, pois que para contar anedotas eu não tenho jeitinho nenhum.


28 comentários:

  1. Lingerie para quê? esta também é uma foto tua, mas apesar de gostar mais de todas as outras, respeito os gostos de cada um e nessa base também te digo: se investires nas das mulheres também tens que fazer com a dos homens (será que se chama também lingerie?)

    A meu ver acho que esta foto é mais do estilo do PreDatado loll

    Soltei um sorriso e que bela pomada:)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos homens acho que se chama apenas roupa interior mas não sou muito dado a essas saberes porque não uso lingerie. :)

      Acho que já tinha publicado esta foto algures.

      Abracinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. As fotos é só para quem não gosta do conteudo, mas quanto a mim, é sempre preferivel apostar nas palavras.
    Abraço
    cvb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras e imagens e imagens que valem palavras e palavras que são imagens. São apostas :)

      Abraço
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  3. olha lá começa cá colocar homens e mulheres em langerie ou sem ela isto é que vai ser rir
    kis :=) BFSEMANA

    ResponderEliminar
  4. Não invistas na lingerie, cada um tem o seu estilo, e esse não é o teu! Embora passasse a ser um blog mais disturbed! :)

    ResponderEliminar
  5. E tudo se continua a desenrolar no cenário edílico (para mim) da tasca. Ahhh esses cheiros e sabores que me distraem... e confortam!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há duas coisas que raramente me enjoam. O mar e a comida.

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Esqueça a lingerie e as anedotas. : )

    ResponderEliminar
  7. Com esta da "punheta" ele não distrai... (é que de prato avinagrado ninguém me leva à palma). Ele, narrador ou autor, seja o que for, não me distrai do desgosto de vir a saber que a minha amada Francisca era uma velha carcaça.
    Ou falhei algum episódio ou,
    quando tal foi dito, então estava "narsa"...

    Ah, já que vim aqui, voto em mais lingerie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só pode ser dos odores do jarro que o galego traz para a mesa.

      Registo o voto.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Rogério,

      uma velha carcaça, mas pelos vistos com bastante substrato! lol
      Que o diga o arguto Inspector...

      Não vê que o escritor condoído, pelo seu grande desgosto, apenas escreveu isso para lhe minimizar a dor?!

      :-)

      Eliminar
  8. So para que fiques a saber, Constantino, eu gosto tanto das tuas fotos que as memorizo todinhas! Esta, por exemplo, já a conhecia.
    Pois não é a lingerie da tua vizinha do lado? Aquela...que tu lá no PreDatado ias deitando o rabo do olho enquanto comias lá essa tal coisa do bacalhau desfiado??

    Hoje, estás muito estranho e enigmático com todas essas expressões nortenhas...
    Credo, mas que fixação a tua em arranjar expedientes que angariem mais clientela para a tasca do Ismael! Assim até parece que estás a minimizar o apreço daqueles que aqui te vêm ler ainda antes do Ismael vir para a Rua dos Correeiros.

    Já agora és capaz de me explicar o significado ( e o sentido) do título deste poema:

    “Se eu folha uma folha de nenúfar”

    Depois admira-te, ó Constantino...:)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela observação, já corrigi. É o que faz a pomada, um gajo fica com a cabeça zonza e nem repara que o título do poema sai como não queria que saísse.

      Não minimizo os meus leitores mas tenho olhos na cara suficientes para ver que o tipo de blog que eu escrevo não cativa as massas. Mas também não é esse o objetivo, senão já aqui estaria cheio de lingerie :) Foi exatamente isto que eu quis deixar com este texto: - Um grande obrigado a vocês que têm paciência e gostam do que aqui deixo.

      Beijocas e bom weekend.

      Eliminar
    2. Deixa lá as massas para o futebol, Constantino!

      Continua a escrever aquilo que gostas e te dá prazer, é para isso que serve um blog!:)

      Todos os que aqui vêm e te seguem, gostam de te ler e voltam. Isso é que é importante!

      Depois, há aqueles leitores que nem sempre comentam, mas te leem...e gostam. E olha que há muitos...

      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  9. Eu gosto muito das fotos, a do post anterior com a guitarra é fantástica, mas também gosto muito das Histórias na História que deixa aqui.
    Muito bem observada a questão da escrita privada e pública, por parte do amigo Ismael,eu que ando ocupada/atrapalhada a estudar a Linguística e as práticas de escrita, vou tomar nota...*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto também muito do seu blog e é por isso que sou um frequentador de lá.
      Beijo.

      Eliminar
  10. Seria muito complicado fazer as letrinhas dos textos maiores? rrss

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Complicado não seria. Mas sendo os textos um pouco grandinhos para o que é comum na blogosfera, se aumentar o tamanho do fonte as pessoas vão pensar que demora dois dias a ler e...
      Mas a São pode aumentar com o seu teclado :)
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Vitor,


    Adoro fotos mas ler bons textos ainda mais. Lingerie gosto muito de comprá-las ( uma compulsão consumista) para usar de vez em quando rsrs.


    Beijos com carinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há quem use e quem não use ou quem não use apenas em certas circunstância ou que use noutras circunstâncias que podem ou não ser as mesmas. Confuso?

      Beijos e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. É um imenso prazer ler um bom texto.
    Parabéns.
    beijo da Nina

    ResponderEliminar
  13. Oh, meu caro, parece que não sabes que a blogosfera vai estar às moscas, tal como todos os anos, com a história da Páscoa e tal. Não me parece que investir em lingerie ou desatar a contar anedotas à desgarrada vá adiantar muito, com o pessoal todo a curtir as férias. É uma pequena diferença, em relação ao jornal que se pode folhear, por acaso, no barbeiro... :)

    Mesmo assim, gostei da lingerie da foto...

    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que da foto eu gosto mesmo é da foto. Todo aquele conjunto imagem-sombras me pareceu ter ficado muito bonito. Mas eu a falar das minhas próprias coisas sou suspeito, não é?

      Eliminar