domingo, 19 de fevereiro de 2012

102. Ismael (26) - Correntes



Oh Senhor Constantino, assim começou a conversa que o meu amigo Ismael Gúsman quis ter comigo, mas com sotaque galego. E porque não estou com vontade de o fazer, nem sei escrever muito bem em galego, vou-vos relatar tudo isto em português. Oh Senhor Constantino, eu até estou com medo. Eu que tinha acabado de entrar na taberna da Rua dos Correeiros fiquei bastante baralhado. Medo de quê?, pensei em perguntar-lhe, mas não perguntei. Olhei primeiro para o fundo da sala e como o pide não estava lá, achei que não era coisa política. Olhei para as prateleiras, intactas e arrumadinhas, não havia sinais de assalto ou tentativa, também não seria por aí. Diga-me o que é que o aflige, amigo Ismael, ainda pensei em incentivá-lo a prosseguir, mas não o incentivei. Olhei-lhe o rosto, os olhos tinham um ar normal, não me pareceu que estivesse doente. Oh homem acalme-se e diga-me o que é que tem, pensei ainda em dizer-lhe, mais ou menos de uma forma imperativa, embora tentando não o forçar em nada, mas não lhe disse coisa alguma, já que Ismael estava numa pilha de nervos como nunca lhe houvera visto. Desembuche, homem, sou todo ouvidos, foi o que finalmente me ocorreu, mas acabei por, naquele instante, ficar calado.

Tudo isto não durou mais do que uma fração de segundo, quer os meus pensamentos não consumados nem em palavras nem em atos, quer os meus olhares, que rondaram, a bem dizer, os trezentos e sessenta graus. Não mais de que uma breve fração de segundo o que, em determinadas circunstâncias, tem tendência a parecer-nos uma eternidade. Mas o que é a eternidade senão um somatório de pequenas frações de tempo que arrastamos e acumulamos por séculos e séculos? E se eu agora desatasse aqui a filosofar sobre o tempo, sobre a eternidade, sobre o sobrenatural, sobre o exoterismo, sobre quiçá o apocalipse, sobre o julgamento final, sobre a redenção das almas. Não teria interesse nenhum, juro-vos, não só porque não sou especialista em nenhum destes assuntos, mas também porque me desviaria completamente do tema deste texto e, mais ainda, do real objetivo do compêndio que ando a compilar. Voltando ao assunto que me levou a escrever este capítulo, o qual não é definitivo pois ainda o porei à consideração daquela moça que encontrei um dia à mesa do café e que por coincidência ou não, vim a saber mais tarde, é filha do senhor Ismael da Ervanária, doutor licenciado em farmácia e responsável técnico daquele estabelecimento da Quinta do Conde. Se ela achar que o deva publicar então levá-lo-ei ao vosso conhecimento.

E neste nano-segundo decorrido desde que Ismael me disse, Oh senhor Constantino, eu até estou com medo e este preciso momento em que estou a dar continuidade à frase, já quase que me ia perdendo. Oh Senhor Constantino, eu até estou com medo de não dar seguimento a isto, acabou finalmente por concluir a frase. E, ato contínuo, mostrou-me então uma carta anónima, acabadinha de chegar no correio das dez da manhã, com uma oração a S. Judas Tadeu, uma série de ameaças veladas em castigos e punições, a ele e à sua família que, para o efeito, era naqueles tempos ainda e só o Ismael Gúsman Júnior ou simplesmente Júnior, como era conhecido o seu filho, já que o neto, o Ismaelzinho, ainda não tinha nascido e ainda uma série de recompensas, nomeadamente a sorte grande na Lotaria Nacional consoante ele escrevesse ou não uma nova oração, juntasse àquela e mandasse a sete pessoas diferentes num prazo de três dias.

Eu lembro-me desta cena perfeitamente como se fosse hoje. Bem sei que naquele tempo toda aquela gente já tinha esquecido a morte de Isabella, a corista italiana que tinha sido assassinada com sete facadas, sete sim, não foram poucas, o que era normal, pois isso tinha sido há dezoito anos atrás. Nunca mais na Rua dos Correeiros, nem tão pouco na Quinta do Conde houve similar tragédia. Mas era disso mesmo que Ismael e outros, que eu também vim a saber terem recebido cartas similares, tinham receio que se viesse a repetir, se quebrassem aquela corrente. E meus amigos e amigas que tiveram a paciência de me ler até aqui, quereis saber como é que lhe respondi e o que é que eu, efetivamente, fiz? Molhei os lábios num copo de tinto, daquele carrascão que deixa os bordos todos vermelhos, dei-lhe um beijo na testa e disse-lhe, Ismael, meu caro e grande amigo, durante os três dias não apague o sinal do meu beijo; isto é um selo que merece ostentar se tiver a coragem de quebrar essa corrente.


23 comentários:

  1. Antes vinham pelo correio... agora vêm por e-mail. Tenho uma colega que deve morrer de medo... tal como o Ismael. Então, não falha uma e eu estou sempre na lista dos destinatários. Não há dia em que não tenha que carregar no delete. Já pensei em devolver-lhe as correntes multiplicando por 100 o número de destinatários a quem ela teria de reencaminhar a coisa... para ver se a demovia de uma vez por todas de mas mandar a mim :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento já não é só nos e-mails, é também na blogosfera e nas redes sociais. Cada corrente que se fosse de ar andavamos todos constipados.

      Eliminar
  2. Agora que já limpei as lágrimas de riso e consigo enxergar dois palmos à frente do nariz...
    Tanta conversa para no fim nos dizeres que deixaste o pobre Ismael ainda mais aflito do que aquilo que já estava!
    Aposto que ele limpou a marca do teu ósculo e não quebrou a corrente.
    Entre dois males escolhe-se sempre o menor, claro!
    Ai, estes amigos...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não quebrou a corrente perdeu o direito ao selo. E a propósito quantos selinhos já te mandaram? E já disseste quais as sete sobremesas que te fazem ficar mais magra? LOL.
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. :) Nem correntes, nem selos, não aceito nadica de nada, obrigadinho mas não :)

    ResponderEliminar
  4. Chiça, já é a quadragésima segunda carta que recebo e querem que eu não quebre a corrente? Só espero pelo prémio do Euromilhões para contratar uma secretária e pôr a correspondência em ordem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda se fossem correntes de ouro, daquelas que se usavam para pendurar o relógio de bolso. Mas dessas ninguém me manda nenhuma.
      Um abraço, boa semana.

      Eliminar
  5. Também não quero saber de correntes, excluo logo a mensagem, antes de saber que castigos me esperam e ficar como o pobre Ismael. Em contrapartida, fico contente de ter chegado aqui (vim pelo Rochedo) e ter lido este fantástico texto.
    Acho que vou parar por aqui mais vezes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grato pela sua visita. Espero encontrá-la por aqui mais vezes. Também já a visitei e confesso que gostei.

      Eliminar
  6. : )
    Tb eu recebo "correntes" quase todos os dias! Estamos a viver a onda das correntes. Daqui a pouco tempo aparecera outra coisa qualquer... : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, isto é de todos os tempos, dantes era no correio, agora é no e-mail, nos blogs, nas redes sociais. Eu sou um quebra-correntes fanático.LOL.

      Eliminar
  7. Que prazer que tenho em quebrar essas correntes!!
    Como me lembro do JN estar repleto de orações dando graças a S. Judas Tadeu... agora é mais números de telemóveis de "gostosas" que também são de graças!!

    ResponderEliminar
  8. Isso é que eram correntes a sério, não é este SPAM foleiro que hoje em dia conspurca a internet. Não passas a corrente? Sete facadas! Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha lá, RP, tu só tens direito a dar sete dentadas e não sete facadas :)

      Abraço.

      Eliminar
  9. Há praí muito boa gente que não se atreve a quebrar essas correntes e outras similares, porque, embora não seja supersticiosa, diz que dá azar:-))))))
    Abraço e sorriso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, como sou baixinho até por debaixo de escadotes passo.
      Abraço.

      Eliminar
  10. se ele molhasse as beiças no branco verde que eu molhei havia ele de ver o que era bom!
    kis :=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é AvoGi, mas lá na tasca do Ismael só havia tinto do Cartaxo e morangueiro, naquele dia.
      Beijinho.

      Eliminar
  11. Antes de me deixar acorrentar pela escrita, deixe que lhe diga que a foto está espectacular e não há corrente que trave essas águas.
    A seguir espero que a filha do senhor Ismael da farmácia não ouse desaprovar este ou outros escritos que venham a surgir, porque onde iria eu arranjar motivo para me deliciar com estas correntes de bom humor?

    Beijos
    Manu

    ResponderEliminar
  12. Ahahah, não sabia que esta "praga" já era tão antiga, as primeiras correntes que conheci ainda era menina e moça, não tinham tantos castigos para os "prevaricadores", limitavam-se a enviar uns postais que os coleccionadores agradeciam... ;)

    Mas esse "selinho" depositado na testa do Ismael galego, merecia um toque de baton... :)))

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  13. De algum modo esse "selo" postado na testa do Ismael há de servir para alguma coisa. Nem que seja para quebrar a corrente. E eu ri muito, Vítor Fernandes, durante toda a leitura!

    ;)

    ResponderEliminar