terça-feira, 12 de abril de 2011

8. Caraíbas




Hoje tive uma conversa séria com os meus próprios pontos de interrogação. Sempre são sérias estas conversas mas hoje foram talvez um pouco mais. Antigamente, quando eu os interrogava eles ficam completamente perplexos e chegavam mesmo a inverter os seus próprios papéis, fazendo exclamações inesperadas. Por isso as nossas conversas acabavam bastas vezes em reticências. Em reticências, ponto e vírgula, pede a minha consciência para corrigir. Quantas vezes, essas conversas, não passavam de uma folha em branco sem sinais de escrita quanto mais de interrogações. E é por isso que desta vez eu não deixei que nada ficasse ao acaso e comecei logo por colocar os pontos nos is. Ou chegaríamos a uma conclusão, com ponto final e tudo, ou deixaríamos a nossa reflexão para depois. Claro que neste caso nem tão pouco diálogo se faria e o discurso direto ficaria comprometido. Teríamos de mandar recolher os dois pontos e o travessão que se alinhava já para mudar de linha. E foi nestes preparos que a minha imaginação começou a propagar-se em ondas, cada uma como um til, onde um qualquer Aladino de mil e uma noites pudesse subir e viajar, criando nuvens ora circunflexas ora um pouco mais cedilhadas. E imaginação por imaginação, cada um faz as perguntas que quer e que lhe apetece, escreve colocando vírgulas e ous barras is desde que isso não passe de um mero entre parêntesis. Como este.

PS. Lançou mais de uma vez a rede. Primeiro tinha atirado a fateixa. Não percebi. Fateixa e rede. Depois percebi, não era uma âncora tradicional, era de bola para poder deslizar. Remou de um lado para o outro. Remou de novo de um lado para o outro e remou de novo. Depois recolheu a rede e voltou a lançá-la. Lançou mais uma vez. Lançou mais de três vezes e remou sempre de um lado para o outro. Ao fundo um cruzeiro rumou às Caraíbas. E eu nem perguntei porquê.

Texto e foto do autor. Todos os direitos reservados.

4 comentários:

  1. Ora aí está um local onde todos hoje gostariam de ir: Caraíbas! Sem nenhum ponto de interrogação a impedir a longa viagem... ;)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  2. E eu deixo aqui um ponto de exclamação, rendido a este excelente post

    ResponderEliminar
  3. Nenhum texto começa com um sinal.... mas um sinal pode ser o começo de tudo.

    ResponderEliminar
  4. Olá venho conhecer seu blog..
    A postagem sem duvida é ótima..
    E por tudo que li a sua postagem tera de tudo um pouco.
    Amei conhecer seu espaço.
    beijos,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar