segunda-feira, 5 de setembro de 2011

62. Amuleto



Dizem que o bulling, não sei se é assim que se escreve, é uma atitude das crianças e adolescentes de agora que, por maldade ou por inveja, decidem assediar quer moral, quer fisicamente colegas da mesma escola, por vezes da mesma sala e às vezes até vizinhos que sempre se deram bem antes da dinâmica de grupo os ter feito alinhar e transformar o colega, por vezes, num saco de pancada. O bulling tem de ser combatido pela sociedade, seja pela sociedade civil com uma maior intervenção dos pais (e, quiçá, a educação dos mesmos), seja pelas autoridades quando isso se justificar.

Mas o bulling não é uma coisa de agora. Apenas está mais mediatizada. Lembro-me perfeitamente do nome dele e também da sua figura física e rosto, pois fomos vizinhos e amigos de infância. Vou chamar-lhe Hélder, um nome inventado para uma história absolutamente verídica. O Hélder era assim como que o maior totó da minha criancice. E se as crianças hoje são vítimas de bulling ou porque são gordos, ou porque são génios, ou porque não alinham em cenas patetas e indignas, convenhamos que se fica mais à mão de semear dos agentes provocadores quando se é um perfeito totó.

A D. Constância era uma boa mãe. O Hélder ia sempre para a escola de batinha branca como se usava na época, a pasta dos livros ao tiracolo e uma lancheira bem recheada. O lanche do Hélder era dos melhores daquele tempo, onde nunca lhe faltava uma sandes de ovo, uma peça de fruta e até, por vezes, um chocolate. O Hélder até já tinha caneta de tinta permanente em vez do velhinho aparo. Quer dizer, tinha durante um dia ou dois pois se não lha roubavam, convenciam-no a dar. E com o lanche era a mesma coisa. Coitado do Hélder que nunca comia o lanche que a mãe lhe arranjava. Às vezes, com as lágrimas nos olhos e a dizer se a minha sabe mata-me de porrada, lá estavam os outros a assediarem-lhe a lancheira. Mas certo dia, o Hélder não perdeu tudo. Os gajos tinham-lhe dado uma pedrinha da sorte. Fechas bem esta pedra na mão, Hélder e, enquanto a tiveres bem fechada na mão, ninguém te faz mal nem ninguém te bate nem mesmo a tua mãe.

E lá estava o nosso Hélder, regressado a casa, de mão bem fechada protegendo a pedra, confessando à mãe que tinha ficado sem lanche, enquanto D. Constância lhe pegava num braço e lhe dava uns fortes açoites por ele ser tão totó, ele ria, esquivava o rabo curvando a espinha e gritava bem alto para quem o queria ouvir que enquanto tivesse aquela pedrinha na mão, ninguém lhe batia, ninguém lhe podia fazer mal. E repetia e repetia e repetia ao ritmo de cada nalgada.


20 comentários:

  1. Assim já é ser totó demais. Fónix.

    ResponderEliminar
  2. O poder da mente tem muita força.
    Tenho que arranjar uma pedra... ;P

    ResponderEliminar
  3. Ora aí está uma nova palavra para designar "português": Helder!

    Didas (que nunca consigo registar-me nesta coisa, arre!)

    ResponderEliminar
  4. ...aqui estou nesta posição tipo "gauche" de olhos em pirilampo deliciada..

    Apetece-me mais...

    Beijinho e boa Semana

    Assiria

    ResponderEliminar
  5. Pobre Helder..um santo ingénuo e totó.
    Pena eu não não ter uma pedrinha da sorte para me livrar de um outro Helder, que não era nada totó e atirar-lhe com o pedregulho à cabeça..eheheh
    Bela história
    Manu

    ResponderEliminar
  6. Aposto que ainda hoje, quando vai à inspecção das finanças ou do carro, leva a tal pedrinha. Mas sim, o bulling sempre existiu. No meu caso parou quando consegui vergar o cabrão que me aterrorizava os intervalos. Não foi bonito (tive de lhe arrancar umas mãos cheias de cabelos), mas foi eficaz. Abraço!

    ResponderEliminar
  7. O bullying é tão antigo quanto a história... o nome é que mudou!

    ResponderEliminar
  8. esse negócio de bullying ( também não sei como se escreve) sempre existiu, sim. Eu usei óculos desde os 12 anos e sempre fui chamada de 4 olhos. Mas não me irritava. Achava que as crianças que faziam isso eram "sem educação". E eu, educadamente, mostrava-lhes a língua...
    Os nomes mudam, mas criança continua igual. O que acho muito diferente é que as noções básicas de educação hoje são dadas na escola, uma vez que os pais trabalham os dois. E o que vemos são adultos sem a menor noção. Não chamo de bulling ( que continuo não sabendo escrever) mas de falta de educação, sempre.
    E, antes que me esqueça, àqueles que me azucrinavam de criança, quatro olhos é a vó!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  9. Quanto mais me bates mais eu gosto de ti mamã!! eheheh

    ResponderEliminar
  10. Quando o tema fazia notícias de primeira página nos jornais, também escrevi um post em que defendia a mesma tese: o bullying é tão velho quanto o tempo...
    Obrigado pela visita ao CR em dia de aniversário. Tentarei manter a força na caneta, mas procurarei não ser tão massacrante para os meus leitores, reduzindo o número de posts políticos. Pelo menos vou tentar...

    ResponderEliminar
  11. É verdade que o bullying não é cena de agora, sempre existiu! O problema talvez seja a maior violência das agressões actuais, porque a humilhação aos pobres desgraçados que calhavam na "rifa" era idêntica...

    Dito isto, acho que todos nós vamos arranjando uma "pedrinha da sorte" para ultrapassar essas e outras dificuldades... :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  12. Pois é, "no meu tempo", resolvíamos o bullying, na hora, ali no pátio da escola... E nem tinha esse nome.

    ResponderEliminar
  13. Este tipo violência é mais antiga que eu sei lá, e há tantos e tantas "Helder". Eu era fresca mas praticava o bylling de outra forma...ai dos fortes/queques/poderosos(as) quando sabia e ouvia a queixa de um "Helder". Purrada neles e perdi a conta às palmatórias (menina dos 7 olhos) que levei por parte do director da escola e da minha mãe:)
    Mas nunca mais faziam o mesmo.
    Até a minha filha, hoje com 30, por ser tão pequenina era insultada por um menino e uma menina até ao dia em que a mostarda chegou ao meu nariz...e à saída apanhei-os...e enquanto falava com eles apareceram os pais que ficaram a par da situação e totalmente estupefactos, digo-te meu amigo, custou-me ver os "cascudos bem duros" que foram levando um pelo caminho e outro até ao carro. Nunca mais!

    Adorei e nunca é demais estarmos atentos ao "silêncio" dos inocentes, quer sejam nossos, quer não...

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Olá Amigo Vitor Constantino!
    ( nem imagina o quanto gosto de o chamar assim)

    Pois esta história verídica deixou-me com uma lágrima ao canto do olho. E olhe que não estou a brincar!
    Não importa o nome inglesado que agora lhe queiram dar, mas a crueldade infantil é algo que sempre me impressionou bastante.
    Felizmente, nunca tive desses problemas. Fui sempre muito aguerrida e ai daquele/a que me pusesse a pata em cima...

    Essa palavra totó nunca me caíu bem. Que culpa tem uma criança se não estiver na sua índole, ser agressiva ou ter a coragem suficiente para se defender?

    No caso do Hélder, foi a sua boa fé que me emocionou. Sabe que aí até me identifiquei um pouco com ele?
    Quando acreditamos piamente em algo, a nossa fé é tão grande que nem sentimos a dor...

    Constantino, gostei muito de voltar ao seu convívio e aos seus interessantes textos.

    Sabe? Tenho uma foto muito gira num lago lá no Englischer Garten, onde um ganso saíu da água e veio em direcção a mim. Claro, pus-lhe logo o nome de Constantino, para grande espanto do meu neto Júnior...
    Beijinhos

    Janita

    ResponderEliminar
  15. Coitado do miúdo... :) bela pequena história. E quando é o governo a praticar bulying, que nome se dá? Abraço

    ResponderEliminar
  16. Vitor, será que foi novamente de férias?
    Começo a ficar seriamente preocupada com o seu silêncio e ausência da blogo.

    Espero que não tenha havido nenhum problema sério, consigo ou com qualquer dos seus familiares.

    Quando puder diga algo.

    Janita

    ResponderEliminar
  17. ahahahah... e não é que disse mesmo?!?

    ...obrigadinha!!

    ResponderEliminar
  18. Eu sofria por causa das sardas.Zoavam tanto de mim que teve uma epoca que nao queria ir mais para escola.As criancas sabem ser bem crueis!!!

    Desculpe-me a falta dos acentos.

    ResponderEliminar
  19. Uma rela!

    Ainda não há muito tempo vi uma, na Natureza, por aqui...

    Cordiais saudações.

    ResponderEliminar