Ah, ah, é um Grundig e, nova não, foi lavada com Extra, são frases publicitárias. Estas, por acaso são da minha juventude e de vez em quando ainda as uso. Sejam deste tipo ou ditas por humoristas na televisão, acabam por nos acompanhar toda a vida. Quando vejo uma moça em t-shirt ou em biquíni, vem-me logo à memória o anúncio de um aquecedor SuperCer, a menina não tem frio? ou, quando vou ao telefone e alguém passa a minha chamada eu, se não o digo, pelo menos penso, muito “agardecido”, como dizia o grande Raul Solnado. Pensarão vocês que isto só me acontece por motivos, como o comediante José Raposo tentou introduzir e que não sei se vai pegar mas, dir-vos-ei que, se não é por motivos, é mesmo porque para o meu bem estar isto é Bosch, é bom!
Eu e o meu mano éramos os putos mais requisitados para casamentos. Chegamos mesmo a ser os únicos miúdos no casamento de uns amigos dos meus pais. Casou a Tiginha, estávamos lá. Casou a Franquelina, estávamos lá. Casou a Mariana, estávamos lá. Casou a Bolívia, estávamos lá. Quase sempre os dois, de fatinho branco a entregarmos o ramo à noiva. Às noivas! Mais crescidos, casaram os tios mais novos e nós lá. Casaram os primos, as primas e até os filhos dos primos e nós lá. Casaram amigos e nós lá. Escusado será dizer que também estive presente no meu próprio casamento.
Pois, assim sendo, seria impossível não estar presente no casamento da Rosa Grande. A Rosa tinha quase um metro e oitenta o que, na época em que as portuguesas eram conhecidas por serem pequeninas, era uma gigante. Quis o destino que a Rosa Grande se apaixonasse pelo Filipinho, cujo nome na conservatória era Filipe Carlos da Anunciação de Maria e Silva, nome inversamente proporcional à sua altura. Nos seus (dele) um metro e cinquenta e sete, a Rosa Grande cada vez que saía de mão dada com o namorado parecia que ia a passear o filho. No altar e esta ninguém me contou, pois papei os casamentos daquela gente toda, quando o padre perguntou à Rosa se aceitaria Filipe Carlos para seu noivo, ela disse que sim e acrescentou é tão giro ter um mini.